Conheça Brusque, cidade que cresce e se desenvolve com organização e segurança

Cidade é considerada a mais segura do Brasil de acordo com pesquisa nacional

Conheça Brusque, cidade que cresce e se desenvolve com organização e segurança

Forjado no suor dos imigrantes alemães e italianos, o município de Brusque, que fica na região do Vale do Itajaí, Santa Catarina, cresce a cada ano. Seu território urbano vem expandindo com velocidade, uma vez que a cidade é procurada por migrantes de todos os cantos do Brasil.

Cidade conhecida como o berço da fiação catarinense, Brusque é um polo têxtil nacional que exporta produtos de qualidade no universo dos tecidos, sejam roupas prontas, malhas ou insumos. O turismo de compras é muito forte na cidade, que recebe anualmente milhoes de pessoas aficcionadas pela moda e pela vestimenta.

Desde os consumidores finais, que desejam comprar roupas com bom preço e qualidade, até os produtores da moda, que encontram em Brusque tecidos e insumos para fabricar, todos encontram seu lugar na cidade. Mas nem só de roupas vive o município: fábricas metalúrgicas também são o forte de Brusque. Além disso, por ser um lugar cada vez mais cosmopolita, Brusque conta com todo o tipo de empresa, comércio e serviços públicos, como hospitais, escolas e creches.

Chama atenção na cidade o alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que é o 14º melhor de todo o Brasil. Com educação pública de destaque e acesso à saúde para todos, Brusque está acima da média no país no quesito qualidade de vida. Isto, unido ao bom trabalho das forças de segurança no município e na região, tornaram Brusque a cidade mais pacífica do Brasil

A cidade, contudo, precisou superar algumas tragédias nas últimas décadas. Em 1984, por exemplo, uma enchente deixou o município praticamente inteiro embaixo d água. A região central foi a que mais sofreu. Contudo, após estas intempéries foram realizadas diversas benfeitorias no sentido de dar mais vazão às águas, e atualmente as enchentes já não causam tanto prejuízo na cidade. Um dos mais recentes projetos para dar vazão às cheias, que está em andamento, é o prolongamento da avenida Beira Rio em sua margem esquerda.

Festas típicas e gastronomia

Como toda boa cidade alemã, Brusque não poderia deixar de contar com uma festa típica com muito chope. Em outubro, dentre as diversas festividades que celebram o mês - como a Oktoberfest, da vizinha Blumenau - está também a Festa Nacional do Marreco (Fenarreco).

Além do chope, a festa exalta uma das refeições preferidas dos descendentes de alemães: o marreco. Na maioria das vezes recheada, a ave é uma iguaria saborosa buscada por muitos visitantes. Dentro da festa é possível reviver o passado da imigração alemã, já que as bandas que se apresentam reproduzem marchinhas alemãs e grande parte dos visitantes se vestem com trajes típicos. São os Fritz e as Fridas.

Além do marreco, muitas outras iguarias alemãs podem ser encontradas em Brusque para apreciar. A tradicional cuca, com todos os recheios e coberturas possíveis, são vendidas em várias padarias e panificadoras espalhadas pela cidade. O município conta também com lanchonetes e restaurantes que vendem as típicas batatas recheadas.

Não só da gastronomia alemã dispõe a cidade de Brusque. Todo o tipo de comida é encontrada na cidade, desde iguarias de outras nacionalidades - mexicana, japonesa, australiana - até a apaixonante comida caseira brasileira. Brusque também vem se tornando famosa pelos hambúrgueres artesanais e própria produção de chope.

Bairros da cidade

Brusque é um município em pleno desenvolvimento econômico, e por isso atrai cada vez mais pessoas de todos os cantos do país que desejam morar em uma cidade tranquila, segura e com bastante emprego. Com o passar dos anos, Brusque passou a desenvolver seus bairros, de modo que se tornaram autônomos, e em muitos deles não é necessário sair para o Centro da cidade.

Coração do desenvolvimento e do recomeço brusquense, o bairro Azambuja é um exemplo de um bairro bastante autônomo. Depois das enchentes, foi ali que o comércio de tecidos e fiação reestruturou o município. No local está o principal hospital da cidade, o Hospital Azambuja, que atende a particulares, conveniados e, em alguns procedimentos, por meio do SUS. É também lá que fica a tradicional rua Azambuja, com amplo comércio de variados produtos.

Outro bairro histórico e respeitado na cidade é o Jardim Maluche. Considerado um dos bairros mais importantes de Brusque, o Jardim Maluche carrega a história do berço da fiação catarinense. A localidade é frequentemente apontada como uma das mais tranquilas, habitada principalmente por moradores que procuram se estabilizar e comprar casa, terreno ou apartamento.

Ambiente familiar, aconchegante e com grande contato com a natureza. Assim pode ser descrito o bairro Jardim Maluche, que abre as portas para mais moradores que buscam paz e tranquilidade. A localidade nasceu como um loteamento, única e exclusivamente para moradias. Contudo, o desenvolvimento também chegou no Maluche, que hoje conta com todo o tipo de comércio e até mesmo vida noturna. 

Um dos portais da cidade, o bairro Águas Claras viveu grande transformação nos últimos anos. Para quem enxergava o local como pacato, é impressionante como tornou-se um canteiro de obras, tanto públicas ? para melhorias de infraestrutura ? quanto particulares, com empresas, indústrias, comércio em geral e residências.

Mas ainda há muito o que crescer. Há terrenos à disposição no bairro Águas Claras, tanto para quem deseja empreender, quanto para futuros moradores da cosmopolita localidade. São terras disponibilizadas em estradas devidamente calçadas e com boa estrutura, agregando valor ao futuro imóvel.

Lazer

Há uma porção de opções sobre o que fazer na cidade de Brusque. Para quem ama práticas esportivas, na cidade são encontradas escolinhas de futebol, tênis, tênis de mesa, basquete, futsal e várias outras modalidades. O município é representado também pelo Brusque Futebol Clube, que disputa o Campeonato Catarinense e torneios nacionais É uma ótima pedida para quem gosta de ir ao estádio.

Na cidade também são encontradas casas noturnas, como a Vivaz, com música eletrônica e sertaneja, o Óphera Shows e Eventos para quem gosta de apresentações regionais e nacionais e a Seven, balada sertaneja. A cidade conta ainda com vários pubs e bares, além de ter uma rota rápida para cidades badaladas como Balneário Camboriú e Itapema. 

Gostou de conhecer um pouco mais sobre Brusque? Conheça imóveis para venda e aluguel no município que pode ser sua futura morada.

© 2021 Smaniotto Imóveis - Todos os direitos reservados.

Grupo Smaniotto